sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Vimieiro

A Santa Casa da Misericórdia do Vimieiro nasceu no ano de 1550 a instância do 4º donatário da vila, D. Francisco de Faro e Noronha e de outros habitantes formados em irmandade.
O templo primitivo, posterior, levantou-se de raiz a expensas de Jacinto de Faria Barreto, que nele jaz sepultado e lhe outorgou fundação da missa quotidiana.
A fachada em alvenaria singela, como se pode ver na foto, linha de arquitectura barroca, talvez ainda de fins de quinhentos, empena triangular. Porta de mármore branco, com frontão de enrolamento, época bastarda, rococó, do último terço do século XVIII. Sobrepujante, com moldura rectangular, interessante painel de azulejos polícromados, seiscentistas, de provável fabrico espanhol, marcado coma as iniciais, F. M. A., representando N.ª Sr.ª das Misericórdias, como se pode observar na segunda foto.
Não consigo dar-vos as coordenadas “precisas”, mas a Igreja situa-se na rua da misericórdia do lado direito. A coordenadas segundo o Google Earth as coordenadas são as seguintes: 38º49´46.86´´N 7º50´24.14´´O.

Sem comentários: