A Misericórdia de Oleiros teve alvará em 20 de Maio de 1578, tendo ficado com os bens da Ordem do Hospital. A sua sede e capela ficam situadas junto da Igreja Matriz.
Este sóbrio edifício foi erguido no séc. XVI, no reinado de D. Manuel I. Destaca-se no entanto, na sua fachada principal, a inscrição com a data 1714 que indica, provavelmente, o ano em que foram concluídas as obras de reconstrução, 200 anos depois.
Apresenta uma planta longitudinal, com uma única nave e nicho na fachada principal. Este imóvel, de dois registos, exibe vãos de lintel recto e empena triangular encimada por cruz latina.
No seu interior contempla-se um retábulo de boa talha dourada de estilo nacional com cornija ligada ao tecto e um revestimento de excelentes caixotões pintados. Este interior foi contemplado recentemente com uma interessante intervenção de restauro.
É nesta capela que estão recolhidas as imagens, em tamanho natural, de S. João Evangelista, Nossa Senhora das Dores, Senhor dos Passos e o Senhor Morto. Estas belas imagens, de grande expressividade, apenas saem deste local na Procissão dos Passos e na Semana Santa.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário