A igreja da Misericórdia, sita no centro histórico da cidade de Alcácer do Sal, na rua Rui Salema, abre as portas para os visitantes durante este mês e pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 12 horas e entre as 14 e 17 horas.
A igreja, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, encontra-se habitualmente fechada e durante alguns anos serviu de capela mortuária. Data de 1547, de acordo com uma inscrição na verga de uma das portas.
Com influências manuelinas, maneiristas e barrocas, o templo tem uma compartimentação especial característica, uma vez que a nave e a capela-mor surgem integradas no mesmo espaço. Inicialmente decorada por milhares de azulejos seiscentistas, foi alvo de uma profunda reforma no século XIX, tendo sido modernizada e conserva só os azulejos na metade inferior das paredes.
O destaque vai também para a pintura de Francisco Flamengo, pintor natural de Setúbal, que em 1895 criou no tecto da igreja uma bonita imagem em que estão representadas as três virtudes: a fé, a esperança e a caridade. Já o retábulo do altar-mor é ilustrado com uma Visitação.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário