Foi construída entre 1681 e 1752, sendo a sua porta principal encimada por aletas, que envolvem as armas reais. Recentemente sofreu obras de restauro.
Igreja de uma só nave, apresenta à entrada o coro alto sustentado por colunas de fustes estriados, assentes em altos socos.
As paredes são decoradas com telas e silhares de azulejos do século XVII e no tecto de abobada de berço, pinturas muito escurecidas com as armas de D. João V e o Brasão com a Comenda da Ordem de Cristo.
A capela-mor, decorada com mármores pretos, tem três altares com talha do século XVIII e frontais de couro pintado e lavrado do mesmo século.
No cruzeiro dois grandes painéis de azulejos do século XVII que representam a "Deposição da Cruz" e Nossa Senhora da Misericórdia e uma teia de pau-preto, de colunelos torneados e sustentada por colunas de mármore.
Dispõe de azulejos do século XVII, com motivos profanos.
Na sacristia, realce para a tela Visitação, (Josefa de Óbidos); um arcaz setecentista com pregarias em bronze da época, uma mesa de mármore com pé de balaustre sobre a qual se vê um baldaquino de talha dourada, de estilo "rocaille". O seu tecto, em abobada, é centrado e cantonado com peças em talha de madeira dourada.
sábado, 1 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário