De linhas muito simples, com características entre o maneirismo e o barroco, é constituída por uma nave central única e capela-mor elevada em relação ao corpo da igreja. Está adossada entre o C.A.I.I. – Centro de Apoio Integrado a Idosos de S. Lázaro, e o edifício dos Paços do Concelho.
Mandada construir em 1564, pelo provedor Nuno Furtado de Mendonça, que deu a empreitada da obra ao mestre Pedro Gomes, foi concluída em 1566. Em 1594 terá sido alvo de uma nova campanha de obras, que foram executadas por Gaspar Gonçalves, irmão da Misericórdia, sendo provedor nesse ano Manuel de Sousa Coutinho.
Em 1755 foi quase totalmente destruída com o terramoto de 1 de Novembro, ficando intacta somente uma das paredes. A sua reconstrução iniciou-se em Dezembro daquele ano, tendo sido concluía em 1758. O seu interior é decorado com um silhar de azulejos do séc. XVII, de padrão tapete em três tons, diversas peças de arte sacra e um retábulo maneirista de grande valor histórico e artístico para o Concelho de Almada.
Local: Rua D. José de Mascarenhas, n.º 40
sábado, 1 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário