quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros

Igreja da Santa Casa da Misericórdia
Largo da Misericórdia, Alhos Vedros
A Igreja da Santa Casa da Misericórdia foi construída em 1587, a deduzir pela leitura da inscrição sobre o portal: «Ioam Amriques Pimentel deu este portal desmola a esta caza sendo Provedor dela o ano que se comesou de fazer na era de 1587».
Embora se desconheça a história da fábrica desta igreja, pensa-se que terão sido os rendimentos da instituição, bem como os donativos e doações de benfeitores, as principais fontes de receita que custearam as obras da sua construção.
A Igreja da Misericórdia reflecte as ideias da época e da comunidade, profundamente marcadas pela perspectiva religiosa, uma vez que o país estava a atravessar uma remodelação nos seus esquemas mentais imposta pelo Concílio de Trento.
A igreja é constituída por nave única coberta por tecto de madeira e as paredes são revestidas a azulejos que datam do início do séc. XVIII. O altar-mor ostenta um retábulo de talha dourada que evidencia características maneiristas tardias (fim do séc. XVII). A Igreja da Misericórdia foi classificada como imóvel de valor concelhio, pelo Decreto Nº. 2 do Diário da República 56, de 6 de Março de 1996.


Fonte: Retrato em Movimento do Concelho da Moita, Câmara Municipal da Moita, 2004

Sem comentários: